top of page

#MulheresnaLiteratura: 4 booktubers mulheres que você precisa conhecer


Foto: Divulgação/Facebook Pam Gonçalves

O termo “booktuber” é a junção das palavras “book” (livro, em inglês) e “youtuber” (nome dado a quem usa o YouTube para compartilhar algum tipo de conteúdo para determinado público). Sendo assim, trata-se da pessoa que usa essa rede social para falar sobre livros em vídeos, seja fazendo resenhas, listas ou o que for.

Com o tempo a prática se popularizou e hoje temos várias pessoas no YouTube em busca do seu espaço para poder discutir literatura. Tudo isso acaba sendo uma ferramenta bem interessante de incentivo ao hábito de ler, principalmente entre os jovens. Afinal, a discussão não termina ali no vídeo, ela continua nos comentários e se espalha pelas demais redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram e Snapchat. E a melhor parte disso tudo é que tem várias mulheres se aventurando por esse meio (e arrasando muito!).

Confira abaixo algumas booktubers que você não pode deixar de conhecer:

Provavelmente uma das booktubers mais antigas do YouTube, Tatiana Feltrin (ou simplesmente Tati Feltrin) não tem medo de dizer o que realmente pensa a respeito dos livros que lê. Ela é a dona do canal Tiny Little Things, que existe desde 2007.

Por ser formada em Letras, Tati lê vários livros clássicos da literatura universal, inclusive muitos deles no idioma original em que foram escritos. Ela já chegou a fazer uma série especial de vídeos na qual leu todos os volumes de “O Tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo, e outra totalmente dedicada aos livros cobrados nos vestibulares.

Porém, seus vídeos não têm nada de monótono e quem os acompanha semanalmente também pode encontrar opiniões sobre obras infanto-juvenis e até mesmo mangás! Há inclusive um quadro, intitulado “Você Escolhe”, no qual o público pode opinar sobre qual deverá ser a próxima leitura de Tati.

Em resumo, o canal reúne resenhas para todos os gostos, sempre com muita cultura. Além disso, aqui vai um spoiler: você certamente vai se apaixonar pela personalidade divertida de Tati.

A catarinense e publicitária Pâmela Gonçalves começou a fazer sucesso na internet graças ao seu blog, o antigo Garota It. Conhecida principalmente pelo seu apelido (Pam), ela escrevia resenhas sobre livros destinados ao público jovem.

Com o passar do tempo, Pam foi mudando a maneira como produzia seu conteúdo, até começar a conquistar cada vez mais as redes sociais e migrar de vez para o YouTube, dedicando-se inteiramente aos vídeos. Além de fã incondicional de “Harry Potter” e "Katniss Everdeen", protagonista da série "jogos Vorazes", entre muitos outros personagens e séries, Pam também é feminista e chega a trazer esse assunto em algumas resenhas (inclusive em seu TCC ela optou por abordar a representação do feminino no filme “Jogos Vorazes”).

E engana-se quem pensa que ela parou de escrever depois de extinguir o blog: em 2016, Pam irá lançar dois livros pela Galera Record! Um deles foi escrito em parceria com mais três amigos booktubers e outro é um projeto solo.

Mais uma booktuber que não tem medo de expressar seus pontos de vista e o melhor: muitas vezes fala exatamente tudo aquilo que você sempre quis dizer, mas nunca teve coragem. Essa é a Bel Rodrigues: feminista, fã de Stephen King e admiradora da Anne Frank.

Em seu canal, ela não faz apenas resenhas de livros, mas também fala sobre séries e assuntos que estão em pauta no momento e que precisam ser discutidos e problematizados (como a polêmica envolvendo o Laércio, participante do “BBB 16”). É impossível não se divertir com a personalidade bem-humorada, empoderada e irreverente de Bel.

E aqui vai uma curiosidade: ela e a Pam são grandes amigas, estudaram juntas na faculdade e até realizam uma espécie de “clube do livro virtual” juntas, o “#PamDeBel Book Club”.

Inclusive, a Bel também participou do livro que a Pam irá lançar em parceria com outros booktubers. Ou seja, uma amizade com muita literatura e #girlpower!

Por último, mas não menos importante, essa lista de booktubers inspiradoras não poderia deixar de citar a Juliana Cirqueira. Dona do blog e canal intitulado Nuvem Literária, Juliana também é formada em Letras e mora no Espírito Santo.

Ela dá dicas de livros para todos os gostos e você provavelmente vai desejar ser a(o) melhor amiga(o) dela ao terminar de assistir os vídeos. Assim como Tati, ela também embarca em alguns projetos de vez em quando. O mais recente foi a leitura de “It”, de Stephen King, que rendeu uma série especial de vídeos no canal.

E atenção pottermaníacos: em 2016 o objetivo dela é ler toda a série “Harry Potter”! Se você estava com saudades da história e pensando em reler as aventuras do bruxinho mais querido da literatura (ou mesmo se nunca leu e gostaria de começar), fica a dica e boa leitura!

bottom of page