top of page

Por quê as mulheres se depilam?


Antigamente as mulheres eram retratadas em pinturas com seus pelos, afinal, era normal que mulheres tivessem pelos assim como os homens. Com o passar dos anos, e a chegada da modernidade, cada vez mais as mulheres começaram a “esconder” e ou “tirar” seus pelos. A indústria de cosméticos tem sofrido um crescimento gigantesco nas últimas décadas. Dados recentes apontam que no ano de 2014, o setor se tornou responsável por mais de 1,5% do PIB nacional segundo a Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

O setor ainda é responsável por um faturamento em torno de R$ 101,7 bilhões e é atualmente o terceiro maior mercado consumidor do mundo. O crescimento da industria é só um exemplo numérico para que você possa entender como a pressão social pode transformar até economias.

Existem inúmeras maneiras de tirar seus pelos, seja com depilação e suas variáveis (depilação a laser, com cera verde, cera de mel, com linha), com produtos como cremes depilatórios, com laminas de barbear, ou também com clareamento (que não seria bem uma forma de tirar os pelos, mas sim de escondê-los).

Atualmente, com a onda de feminismo e empoderamento que esta se propagando nas redes sociais, cada vez mais as mulheres começam a se questionar: Por que eu me depilo?

Por que homens podem ter pelos e mulheres não? Por que mulher tem que estar com a vagina depilada e lisinha S-E-M-P-R-E enquanto o homem muitas vezes nem apara os pelos pubianos?

Essas e outras questões levaram diversas mulheres a começar o processo de aceitação do próprio corpo, incluindo amar os seus pelos. A proposta dessa galeria e depoimentos é a reflexão sobre o assunto. Querida, você pode tirar seus pelos, pode se sentir desconfortável com eles, mas podemos também pensar: “por que penso assim?”. Muitas das mulheres aqui pararam para refletir sobre seus pelos apenas com nosso convite. Algumas estão na fase de aceitação do corpo, outras tem muita dificuldade em aceitá-los, outras convivem com seus pelos no corpo, saem na rua e os mostram. São momentos, pensamentos e mulheres diferentes.

Um abraço especial para Camila Vasques, Jennifer Mascarenhas, Isabela Japyassu e Mari Utzig, por participarem da sessão de fotos <3

 


Confira mais nos depoimentos abaixo:

bottom of page